Dados do Trabalho
Application-pdf

Título do Trabalho:
Sensoriamento Eletrônico para Deficientes Visuais (SEDEV)

Arquivo:
88sict2005.pdf

Resumo do Trabalho:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima em 50 milhões o número de cegos em todo o mundo. Destes, cerca de 1 milhão são brasileiros. Alguns nasceram assim, outros ficaram devido a acidentes, e a maioria perdeu a visão por causa de doenças como catarata, glaucoma, tracoma, diabetes e outras. Há 180 milhões de pessoas com alguma deficiência visual: 80% das cegueiras são evitáveis; 90% dos casos ocorrem em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos; 40% têm conotação genética e 25% têm causa infecciosa.
No Brasil, de acordo com o Censo 2000 IBGE, 16,5 milhões de pessoas têm alguma deficiência visual. As principais causas, além das já mencionadas são: toxoplasmose ocular, retinoptia da prematuridade, degeneração macular senil, retinose pigmentar e diabética, violência urbana, moléstias infectocontagiosas (HIV), rubéola. Como fazer para melhorar a vida das pessoas que têm alguma deficiência visual? Certamente que o apoio da família e da sociedade é fundamental e graças ao avanço tecnológico, novos recursos de prevenção e tratamento têm sido aplicados no sentido de reduzir esta porcentagem, proporcionando melhor qualidade de vida.
Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema com a finalidade de facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais, no caso visuais, a ambientes onde estes não estejam familiarizados, promovendo melhor autonomia na circulação destas pessoas nestes ambientes.

Primeiro Autor

Andrias Guadanucci Rabelo

Outros Autores

Andrias Guadanucci Rabelo

Carlos Jefferson de Oliveira dos Santos

Elcio Adati Minami

Marcio Picon

Ricardo Ferraz de Souza

José Luís de Assis Rosa

Aparecido Sirley Nicolett