Dados do Trabalho
Application-pdf

Título do Trabalho:
Investigação dos coeficientes cepstrais da frequência mel para extração de características de gêneros musicais

Arquivo:
arq16.pdf

Resumo do Trabalho:

Os gêneros musicais são rótulos categóricos utilizados para classificar e caracterizar músicas digitais e para organizar grandes coleções disponíveis na Web [2]. Esses rótulos são relacionados com a instrumentalização utilizada, estrutura rítmica e conteúdo harmônico da música. Como o gênero musical é um conceito relativamente subjetivo, até a indústria musical é muitas vezes contraditória ao atribuir gêneros musicais [3]. A classificação automática de gêneros musicais poderá auxiliar ou substituir o usuário humano nesse processo, assim como prover um componente importante para um sistema de recuperação de informações para músicas.

Dentro deste cenário, investigamos os coeficientes cepstrais da freqüência mel (MFCCs) para extração de características de músicas.

Os MFCCs são coeficientes característicos do som. obtidos de um tipo de representação cepstral. O termo cepstral origina de cepstrum, que é o resultado da Transformada de Fourier de um espectrum decibel. A escala mel é uma escala perceptual de pitch, que é a freqüência fundamental do som percebida. O nome mel originou-se da palavra melodia para indicar que a escala é baseada em comparação de pitch.

Primeiro Autor

Rafael Alves Bonfim de Queiroz

Outros Autores

Rafael Alves Bonfim de Queiroz

João Fernando Marar

Cleber Morio Okida