Dados do Trabalho
Application-pdf

Título do Trabalho:
MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS SERIOUS GAMES NO ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA

Arquivo:
MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS SERIOUS GAMES NO ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA.pdf

Resumo do Trabalho:

Os jogos aliados ao processo de ensino-aprendizagem facilitam a compreensão e assimilação dos conceitos e possibilitam que as crianças aprendam de maneira mais intuitiva e natural. Tendo isso em vista, este trabalho apresenta um mapeamento sistemático da literatura com o objetivo de identificar e investigar como os serious games – termo que caracteriza o uso de jogos como dispositivos educacionais – voltados para o ensino da Matemática Básica vêm sendo desenvolvidos e quais os impactos da sua utilização quando aplicados em sala de aula. Para isso, foram considerados todos os artigos publicados entre 2005 e 2015 nos eventos e periódicos RBCA, RBIE, RENOTE, Revista Informática na Educação: Teoria e Prática, RITA, SBIE, SBGames, WIE e WRVA. Dos 54 artigos obtidos inicialmente, somente 13 atenderam aos critérios de elegibilidade. A partir da análise das publicações, pôde-se observar que vários assuntos foram explorados nos trabalhos, na tentativa de minimizar os problemas que se iniciam ainda nos primeiros anos da trajetória escolar dos alunos. Frente a isso, os serious games demonstraram ser ferramentas potenciais no aprendizado dos estudantes, despertando cada vez mais a atenção dos docentes, que buscam neles alternativas para suprir as falhas dos métodos de ensino atuais.

Primeiro Autor

Isadora Giacomini de Moraes

Outros Autores

Isabela Giacomini de Moraes

Rogério Colpani