Dados do Trabalho
Application-pdf

Título do Trabalho:
VERIFICAÇÃO DA VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO EM CAMADAS DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS

Arquivo:
VERIFICAÇÃO DA VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO EM CAMADAS DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS.pdf

Resumo do Trabalho:

Este trabalho analisa o comportamento mecânico dos materiais agregados reciclados de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) e o Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) espumado quando empregados como camada de base de um pavimento flexível. Três estruturas de pavimentos hipotéticos foram dimensionadas conforme o método do DER/SP, as estruturas mantiveram as mesmas espessuras e variando apenas os materiais empregados na camada de base e consequentemente seus módulos de resiliência as estruturas foram analisadas conforme o método mecanicista por meio da Teoria dos Sistemas de Camadas Elásticas com o auxílio do programa computacional ELSYM-5.
Concluiu-se que os materiais reciclados apresentam resultados favoráveis se comparado aos materiais convencionais, uma vez que as tensões atuantes nos pontos de superfície do revestimento, fibra inferior do revestimento e topo do subleito apresentaram valores inferiores aos materiais convencionais em ambas as situações de empregabilidade do agregado reciclado, atendendo a legislação vigente. Com base nos resultados da análise mecanicista reduziram-se as espessuras das camadas de RCD e RAP, verificando que há possibilidade técnica para tal redução.
Finalmente, pode-se verificar pelo universo amostral utilizado que, os pavimentos com materiais reciclados apresentaram comportamento superiores aos materiais convencionais, podendo assim, serem utilizados nas camadas de um pavimento flexível substituindo os materiais convencionais para composição da estrutura.

Primeiro Autor

Josué Alves Roso

Outros Autores

Deise Dias do Nascimento Machado

Rafael Henrique Freire de Godoy

Thiago Lopes da Rocha